sexta-feira, 13 de julho de 2012

AYRÁ IGBÒNÀ

AYRÁ IGBÒNÀ

Representante Real do Fogo, elemento que domina com maestria e segurança, e de onde retira sua magnífica força invejada por muitos, os filhos deste Orisá atraem para sí a inveja alheia por serem altamente revestidos das características do Orisá do Fogo!
Igbònà é o Patrono da Fogueira no Culto de Orisá no Candomblé, ritual este que não encontramos em Oyó, mas faz parte desta Cultura convencionada Candomblé no Brasil, que por hábito e Costumes inseriu o elemento "Fogueira" para então fortalecer as características deste Orisá do Fogo !
Neste Ritosomente brasileiro, Igbònà dança no entorno da Fogueira com Oyá e os demais Orixás da Familia de Oyó ! Baiyání foi o Orisá tutor de Ayrá Igbònà.

Em certa feita, Baiyaní solicita a Igbònà que adentre o Reino dos Mortos e resgate a Coroa de que Agònjú havia tomado de Dadá Ajáká (Baiyaní)Ayrá Igbònà então consulta Orunmilá que o orienta a encontrar um Èdún Ará (Pedrs de Raio) e leva-la sob a sua lingua, e sobre uma folha chamada Ewè Inòn acomodar uma panela de Fogo também conhecida como Ajèrè Inòn, onde deveria conter a palha do ikín embebida de epó pupá e lascas de Mogno Africano também embebidos do mesmo azeite de dendê, no momento em que adentrasse o Reino dos Mortos Ayrá deveria sacar do seus bolsos os àsé chamado "Agùnsó" pequenas bolas de fogo que nada mais eram do que Luffa acutangula embebidas de epò pupá neste processo Ayrá as engolia, o que lhe facultava o poder de visão e o fez enxergar e encontrar o Adè Baiyaní !
Um dos Tabús deste Àsé é não deposita-la em nenhum lugar que não seja a cabeça de um Rei ou seu assento (Igbá), no que Ayrá então coloca em seu ori e leva até Dadá Ajáká (Baiyaní), lá entregando-o ele põe na cabeça e não suporta tamanho peso, que sub entendemos seria o peso da responsabilidade simbolicamente falando, e de pronto devolve a Ayrá Igbònà, que imediatamente coloca em seu Ori de volta, passando a partir daquele momento ser aclamado Rei de Kòsò pelos súditos de Dadá que de forma uníssona entoa para Ayrá:
"Ayrá inón Ayrá ,Ayrá inón Obá Kòsò Obá Kòsò araiyè Ayrá inòn Obá Kòsò araiyè Ayrá inòn."

Nenhum comentário:

Postar um comentário